CONSEG empossa nova diretoria eleita para o biênio 2023-2025 em Congonhinhas
Redação Congotícias
O Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) do município de Congonhinhas realizou, na noite da última terça-feira (20), nas dependência da Câmara de Vereadores local, a posse da nova diretoria eleita para o próximo biênio.
Composta pelo presidente Lucimar Angelo de Lima, pelo vice-presidente José Geraldo Ricardo, pelo secretário Sérgio Aparecido Tozzo e pela tesoureira Angélica Neves Latance, a chapa da nova diretoria foi eleita no dia 10 de novembro de 2023, em reunião realizada no Colégio Estadual José Domingues da Costa, para um mandato que vai até o dia 09 de novembro de 2025.
Na solenidade de posse, o Terceiro-Sargento Valdir Marinelo, comandante do batalhão de Polícia Militar de Congonhinhas, ressaltou que o comando da PM se coloca à disposição do conselho, que tem o objetivo de zelar, junto às forças de segurança, pela segurança do município e de seus munícipes.
Em seguida, o presidente da Câmara, vereador Nilson Rodrigues dos Santos (Quero-Quero) falou sobre a importância do referido conselho para Congonhinhas, parabenizando os membros eleitos da diretoria.
Osni Lopes, ex-presidente do CONSEG de Congonhinhas, fez o uso da palavra também parabenizando aos eleitos, desejando-os sucesso e ressaltando que "veremos muitos bons frutos nesse novo mandato".
Na sequência, o novo presidente, Lucimar, agradeceu aos antigos e novos membros da diretoria, ressaltando que Congonhinhas é um dos poucos municípios da região que têm o privilégio de contar com um Conselho Comunitário de Segurança, sendo, para ele, uma honra dar continuidade ao trabalho iniciado pelo ex-presidente Osni. Ele ressaltou, ainda, o importante apoio do ex-presidente, do amigo Jorge Tobias e dos três poderes locais, salientando que o CONSEG buscará sempre atender às necessidades da população.
Posteriormente, o Major da PMPR, Ronaldo Carlos Goulart, representando a coordenação estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança no estado do Paraná, realizou a entrega da carta constitutiva do CONSEG ao presidente eleito, Lucimar de Lima.
Ao fazer o uso da palavra, o major ressaltou que a Constituição Federal assegura a segurança pública como dever do estado e direito e responsabilidade de todos. Segundo ele, a população pode colaborar com a segurança pública de diversas formas, afinal, muitos crimes e acidentes poderiam ser evitados seguindo a recomendações simples emanadas pelas autoridades e pelos Conselhos.
A respeito da participação da população na segurança pública, o telefone 181, por exemplo, chamado de disque denúncia, é um importante canal de comunicação. Por meio dele, que é totalmente gratuito e assegura o anonimato do denunciante, o interessado pode realizar sua denúncia através de uma ligação que não será gravada e, assim, a informação será repassada para as autoridades competentes tomarem as devidas providências.
Assim sendo, o CONSEG viabiliza a participação da comunidade nas questões inerentes à segurança pública, objetivando organizar a comunidade e interagir com as autoridades, contribuindo, desta forma, com a segurança da cidade e da região.